Atualmente, a gestão de resíduos sólidos no Brasil enfrenta desafios significativos devido à complexidade da situação, o que requer soluções inovadoras e sustentáveis. Devido à crescente população e consumo, a quantidade diária de resíduos é alarmante, agravando os problemas ambientais e de saúde pública. Em tal situação, é fundamental instalar aterros sanitários em locais apropriados para minimizar os efeitos prejudiciais e maximizar os benefícios sociais, ambientais e econômicos.
No último mês, trabalhei em conjunto com os demais membros da equipe técnica da HRA Engenharia e Meio Ambiente no desenvolvimento de um Estudo de Viabilidade Ambiental para a Seleção Prévia de Áreas para a Instalação de um Aterro Sanitário em um município de Santa Catarina. A geologia, a hidrologia, o uso e a ocupação da terra, a proximidade com APPs, núcleos residenciais e outras áreas sensíveis, a distância do centro geométrica de coleta e outros fatores ambientais, político-sociais e econômico-financeiros foram examinados minuciosamente neste estudo para garantir uma abordagem sustentável para a gestão eficiente dos resíduos sólidos.
Esse estudo não apenas forneceu uma base sólida para a seleção de áreas adequadas para a construção de um aterro sanitário, mas também oferece às partes interessadas uma série de benefícios ambientais e socioeconômicos, como a melhoria da logística de coleta e disposição de resíduos, a redução dos custos operacionais da atividade e a melhoria da qualidade de vida da população. Ao usar uma abordagem baseada em dados e ciência, podemos transformar os desafios da gestão ineficiente de resíduos em oportunidades de crescimento sustentável. Isso criará um futuro mais resistente para as gerações atuais e futuras.
Obs.: O mapa abaixo apresenta um resultado preliminar, após a integração dos mapas temáticos, das áreas mais adequadas para a implantação do aterro sanitário, de acordo com uma faixa de avaliação.
![](https://static.wixstatic.com/media/391d37_5cacc586a80846628339effc9f590960~mv2.jpg/v1/fill/w_123,h_87,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/391d37_5cacc586a80846628339effc9f590960~mv2.jpg)