top of page
  • Foto do escritorAna Luiza Viriato

Mapeamento de Erosão Potencial com QGIS: Resposta Eficaz às Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas têm amplificado os desafios ambientais em todo o mundo, especialmente no que diz respeito à gestão e conservação do solo. A erosão hídrica, impulsionada por padrões de precipitação mais intensos e irregulares, representa uma ameaça crescente para a sustentabilidade dos ecossistemas e a segurança. Nesse contexto, a elaboração de mapas de erosão potencial no QGIS emerge como uma ferramenta poderosa.


Recentemente na HRA Engenharia e Meio Ambiente, trabalhei com a elaboração de mapas de erosão potencial, com o objetivo de analisar quais pontos estão suscetíveis a erosão em determinado local ou município. Esses mapas são essenciais para identificar as áreas vulneráveis, realizar um planejamento de uso e ocupação do solo e ainda avaliar os riscos climáticos. 


Com o uso do QGIS, sendo um software de código aberto e gratuito, e amplamente utilizado na modelagem e mapeamento de fenômenos ambientais, podemos integrar dados de múltiplas fontes, aplicar modelos de erosão e visualizar cenários climáticos, simulando os efeitos de mudanças nos padrões de precipitação e uso da terra para avaliar como esses fatores influenciam na erosão. 


Nesse contexto, as mudanças climáticas alteram diretamente os padrões de precipitação e a vegetação, o que, por sua vez, afeta a dinâmica da erosão do solo. Ao modelar esses impactos, podemos planejar ações de mitigação, implementando medidas de controle da erosão em áreas críticas antes que os impactos climáticos se intensifiquem. Portanto, ao combinarmos o poder da tecnologia geoespacial com o conhecimento técnico, podemos enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e proteger nossos recursos naturais.


Obs.: A imagem abaixo apresenta um modelo de mapa elaborado para análise da erosão potencial. 





6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page